Carregando

Undime participa da apresentação do Compromisso Nacional Toda Matemática

25/09/2025 | Undime

Iniciativa do MEC busca fortalecer o ensino da disciplina em todas as etapas da educação básica, com foco na recomposição das aprendizagens e na equidade

 

Na tarde desta quarta-feira (24), a Undime participou da apresentação do Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo fortalecer o ensino da disciplina em todas as etapas da educação básica. O programa dá ênfase à recomposição das aprendizagens, à promoção da equidade e à garantia do direito de aprender.

A Undime foi representada pela presidente da seccional Pernambuco, Andreika Amarante, Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE e vice-presidente regional Nordeste. Também estiveram presentes os presidentes das seccionais Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, e Ceará, José Marques Aurélio, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE, além da coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.

Em sua fala na mesa de abertura, Andreika destacou que a matemática está presente no cotidiano das pessoas, contribui para a resolução de problemas e vai muito além dos cálculos. Reforçou que o Compromisso Nacional Toda Matemática pode ser uma virada de chave para mudar essa concepção e aproximar a disciplina da vida real. "Quero aqui parabenizar e reconhecer a importância desse programa, que já nasce forte e necessário".

Ao abordar os desafios, a presidente ressaltou a discrepância nos resultados educacionais, principalmente na alfabetização, em que a matemática costuma apresentar índices inferiores aos de língua portuguesa. Nesse sentido, defendeu a necessidade de um apoio financeiro para fortalecer o programa.

Andreika lembrou ainda que a experiência do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com bolsistas atuando diretamente nas redes, já mostrou resultados positivos. "A sugestão da Undime é ampliar essa iniciativa para a matemática, investir na criação de ambientes escolares mais acolhedores para o ensino da disciplina, a exemplo do que ocorre com o Cantinho da Leitura, e garantir materiais pedagógicos de apoio. A Undime está junto com o MEC nesse compromisso histórico. Tenho certeza de que, daqui a alguns anos, veremos uma matemática diferente, com melhores resultados e menos desigualdades em nosso país”, concluiu.

Fonte e fotos: Undime

Notícias Relacionadas